A Semana da Consciência Negra de Macaé segue com uma programação especial até sábado (22), na orla da Imbetiba. Com o tema “Macaé pela Igualdade Racial: Memória, Resistência e Futuro”, as atividades reforçam o compromisso do município com a promoção da igualdade racial e o diálogo entre poder público e sociedade civil.
Um dos pontos altos da semana será a Caminhada da Igualdade Racial, que acontece nesta quarta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. Com o lema “Caminhar é Resistir: Por uma Macaé Antirracista”, a concentração está marcada para as 7h15, na orla da Imbetiba, próximo ao Baobá, com destino ao Museu Legislativo da Câmara Municipal.
O encerramento no sábado (22) também será na orla, a partir das 14h, com a Feira Multicultural “Afro Macaé: Saberes e Sabores”. O espaço será transformado em um grande ponto de encontro cultural, reunindo mostra artística, contação de histórias, oficina de tranças, feira de empreendedores, culinária afro-brasileira, exposição de arte e diversas apresentações culturais. A expectativa é receber moradores e visitantes de todas as idades.
Entre os destaques da programação está a Mostra da Beleza Negra, com categorias infantil, juvenil e adulto. O objetivo é valorizar a identidade negra, exaltando beleza, cultura, modos e tradições, além de fortalecer a autoestima da população afrodescendente.
De acordo com a secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, as ações buscam reafirmar o combate ao preconceito e promover a igualdade racial. A tarde e a noite de sábado serão embaladas por apresentações musicais da Banda Pra Maria, às 15h, e do Grupo Gente da Gente, às 20h. O encerramento está previsto para às 22h.
A Semana da Consciência Negra em Macaé é coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em parceria com as secretarias de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Desenvolvimento Social e com movimentos sociais e entidades locais. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.








