A Universidade do Estado do Rio de Janeiro anunciou a abertura de novos cursos de graduação, no campus Cabo Frio, na tarde dessa sexta-feira (10). A partir de agora, a população da Baixada Litorânea vai contar com cursos de Ciências Ambientais, Ciências Médicas e Geografia.
O anúncio foi realizado durante cerimônia, que contou com a participação do ex-reitor Ricardo Lodi, do reitor em exercício, Líncoln Tavares, do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Castilho, do ex-secretário e deputado estadual, Dr. Serginho e do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, entre outros.
“Esse é um ato muito importante, porque marca a presença do Estado e do serviço público nas áreas de educação e saúde na Baixada Litorânea. Agora, onde havia uma universidade privada teremos uma universidade pública, gratuita e de qualidade como é a Universidade do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Ricardo Lodi.
As atividades acadêmicas serão realizadas no antigo prédio da Ferlagos, que foi desapropriado recentemente para dar lugar às instalações da Uerj, e vão funcionar em consonância com o Hospital Universitário Hésio Cordeiro, que tabém deixou de ser uma unidade privada de saúde, para atender aos moradores de Cabo Frio e muncípios vizinhos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o ano passado.
“Uma emoção muito grande, por ter participado desse processo enquanto estive à frente da Reitoria da Uerj, no período de janeiro de 2020 a março de 2022, pondendo contribuir para que a força do diálogo institucional e a força do serviço público atendessem à população fluminense”, concluiu Lodi.