As prateleiras do banco de sangue do Hospital Estadual Roberto Chabo (Herc), em Araruama, estão em níveis críticos. O hospital faz campanha para doação de sangue nesta sexta-feira (20), das 9 às 15 horas, na própria unidade, localizada na Rua Bernardo Vasconcellos, 447.
Os pacientes recebidos pelo hospital, através da Central de Regulação, vêm dos municípios de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia e Saquarema.
“E nos quatro primeiros meses deste ano já contabilizamos outros sete mil atendimentos. São vítimas de acidente de moto e carro, quedas, atropelamento e capotamento e são crianças, adolescentes e idosos. Muitos desses pacientes precisam de sangue e nós estamos com os estoques em níveis para além de críticos, a situação é extremamente grave. Precisamos de ajuda” alerta o diretor do hospital, Renato Corredeira.
O Hospital Estadual Roberto Chabo tem 83 leitos, sendo nove de tratamento intensivo e conta com um ambulatório de pós-operatório. No setor, os pacientes são reavaliados por neurocirurgião, cirurgião geral, cirurgião pediátrico, intensivista, cirurgião plástico, oftalmologista, bucomaxilofacial, cirurgião vascular e ortopedista.
*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes