Cabo Frio adotou medidas importantes para conter o avanço da covid-19 e registrou no inicio do ano de 2022, uma queda significativa no número de internações pela doença.
A cidade reforçou o atendimento e o monitoramento dos casos, com foco no diagnóstico e tratamento da covid-19. Além de adquirir três tipos de exame para diagnóstico da doença, a Secretaria de Saúde promoveu mutirões de testagem para a população e ampliação dos pontos de atendimento.
Atualmente, todas as unidades de saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); a Tenda Covid, localizada no bairro Parque Burle; e o Hospital Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, fazem o exame.
A Prefeitura implantou a coordenação de geoprocessamento da Saúde, que vem fazendo uma análise espacial sobre as notificações da covid-19 na cidade. O trabalho é desenvolvido por meio de análises dos óbitos e casos da doença, gerando mapas temáticos que são capazes de entender a dimensão da espacialização do vírus.
Os dados são direcionados também para o Boletim Diário Epidemiológico, produzido pela Secretaria, que é divulgado para toda população. O documento contém o número de casos confirmados, recuperados, descartados, óbitos e leitos disponíveis no município.
A Prefeitura de Cabo Frio justifica a queda no número de internações pelo avanço da vacinação na cidade. Até o momento, 89,6% da população está vacinada com a primeira dose e mais de 72,2% já tem o ciclo vacinal completo e 12% recebeu a dose reforço.