O calçadão da Avenida Rui Barbosa recebeu, nesta segunda-feira (25), uma ação de conscientização sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A programação, realizada ao lado da Sociedade Musical Nova Aurora, contou com uma tenda em que foi realizada a entrega de material educativo para crianças e adultos que passaram pelo local e mutirão.
Na tenda, a população também recebeu cartilhas alusivas à prevenção à dengue, e observou no microscópio as diversas fases do mosquito Aedes aegypti. A dona de casa, Margarida de Fátima, aproveitou para fazer uma solicitação para a equipe de controle de caramujos. “Encontrei alguns caramujos no quintal, acredito que seja de uma casa abandonada. Já tentamos eliminar, mas estamos precisando de um serviço especializado que a equipe da Cevas realiza”, frisou.
Além da tenda, os agentes de endemias percorreram as lojas, orientando os comerciantes, verificaram ralos e caixas d ‘água, tratamento com larvicida e pulverização nos bueiros.
Segundo o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha, outro importante feito na área central foi a visitação nos imóveis fechados. “Nesta manhã estivemos em uma grande galeria que funcionava o Calçadão, verificamos toda a área e fizemos os tratamentos adequados”, pontuou.
Ele reforçou que no período da primavera os dias são mais quentes e as chuvas frequentes, por isso, a necessidade de intensificar as vistorias semanais nas residências, eliminando os possíveis focos.
Programação
Na quinta-feira (28), a tenda educativa irá para a Nova Holanda, junto com o mutirão. Na sexta-feira (29), o Beco das Artes receberá a tenda; e a Lagoa de Imboassica, o mutirão. O dia 30 de novembro será marcado pelo Dia D de Combate às Arboviroses.
Cevas Itinerante
Nos dias 26 e 27 será realizado o projeto Cevas Itinerante com visitas domiciliares, vacinação antirrábica, controle do mosquito Aedes aegypti e reconhecimento geográfico. No dia 26 as ações seguem no Imburo, na área de Pindobas. Já no dia 27, os agentes estarão atuando na Cabeceira do Sana.
Durante o projeto Cevas Itinerante será realizado, também, o reconhecimento geográfico com o mapeamento do território topográfico, fazendo marcações numéricas nos quarteirões e quantificando o número de imóveis presentes em cada região. Além disso, os imóveis serão classificados de acordo com sua finalidade, facilitando a identificação de possíveis focos do mosquito.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.