A Prefeitura de Cabo Frio suspendeu nesta segunda-feira, 18, a concorrência pública que iria promover a concessão dos serviços do Aeroporto Internacional de Cabo Frio. A medida atende a determinação do Tribunal de Contas do Estado e cujo ofício foi recebido pela prefeitura em 1º de agosto último.
Em nota oficial, a prefeitura iuformou:
“Assim, nota-se que somente após a liberação do Edital do Certame, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro – TCE/RJ, o Município de Cabo Frio poderá dar continuidade à Concorrência Pública nº 0001/2023 – Concessão dos Serviços de Administração das Atividades Aeroportuárias – Operação, Manutenção, Segurança da Aviação Civil, Segurança Operacional e Exploração Comercial no Aeroporto Internacional de Cabo Frio.”
O aeroporto é estrategicamente localizado próximo às regiões petrolíferas mais importantes do País – Bacia de Campos (RJ) e Bacia de Santos (SP) – e a apenas 7 km de distância do Porto do Forno (Arraial do Cabo). Situado a poucos quilômetros das cidades de Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia.
Inaugurado em 1998, é hoje o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil, habilitado a operar grandes aeronaves cargueiras e de passageiros, com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano.