Foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) a emenda de prioridade ao orçamento estadual 2023 que prevê a instalação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Casimiro de Abreu. A ideia é coibir a prática de crimes de violência de gênero na cidade.
Para o deputado estadual Anderson Alexandre (SDD), autor da proposta, levar delegacias de atendimento à mulher para os municípios do interior é necessário para frear o crescimento dos crimes contra mulheres, além de potencializar a repressão, investigação e punição de agressores.
“Venho reiterando a importância de ampliarmos para o maior número de municípios as delegacias especializadas. O feminicídio é um crime bárbaro que tira vidas e destrói famílias. Toda ação para combater e reduzir a violência contra mulheres tornou-se urgente diante dos números crescentes, inclusive nas cidades do interior”, acredita o parlamentar.
Até 15/12, 88 feminicídios e 235 tentativas de feminicídio foram praticados em todo o estado. Considerando o período de janeiro a maio, houve um aumento de 78% entre 2017 e o ano passado.