“Se preparar para servir é um ato nobre”. Foram com essas palavras que o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, recebeu os alunos do Projeto “Voluntários da Defesa Civil – Proteção para Todos”, durante aula inaugural do curso de voluntariado, nesta quinta-feira (5), na base da Defesa Civil.
A iniciativa consiste em treinamento teórico e prático em questões como percepção de riscos, prevenção e proteção contra incêndios e primeiros socorros. A proposta é promover aos participantes aptidão para que eles possam agir – em casos de emergência ou desastres – em casa, no trabalho e na sociedade de maneira correta e ágil, além de torná-los multiplicadores do conhecimento.
São duas turmas com o total de 60 participantes. O curso tem duração de 20 horas, com cinco encontros por turma, conforme o cronograma: Turma Alpha (1º ao 30º lugar), datas: 2, 10, 17, 24 e 31 de maio. Turma Bravo (31º ao 60º lugar) datas: 5, 12, 19 e 26 de maio, com última aula no dia 2 de junho.
Ao término do curso, os participantes serão cadastrados e receberão uma carteirinha de “Voluntário de Defesa Civil” e certificado de conclusão, podendo participar de ações, mediante convocação da secretaria.
De acordo com o voluntário Naftali Cortes Macial (57), o curso tem como principal benefício a agregação de valor. “Além da ajuda humanitária que vamos poder oferecer com preparo e técnica, o programa nos permite adquirir conhecimento para vida. Situações graves, até mesmo com os nossos filhos em eventuais acidentes domésticos, podem ser evitados com o conhecimento adquirido durante as aulas. Todos deveriam fazer”, destacou o comerciante.
A ação faz parte do Programa de Preparação para Emergências, na categoria comunidade. A Defesa Civil ainda conta com mais dois pilares de promoção de conhecimento: escolas e instituições públicas e privadas, onde são promovidas palestras, treinamentos práticos e teóricos.