Macaé é o quinto destino no interior do estado mais procurado e registra 93,5% de ocupação na rede hoteleira, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).
Na região, a cidade com maior índice de procura é Angra dos Reis, com 97% da ocupação hoteleira, seguida de perto por Cabo Frio e Paraty, empatados 96%. Armação dos Búzios está em terceiro, com 94,80%, Arraial do Cabo em quarto (93,60%) e Macaé em quinto (93,50%). Na sexta posição está Petrópolis, com 93%. Vassouras vem em sétimo, com 91,60%, logo à frente de um novo empate: Teresópolis e Valença/ Conservatória têm 91%, na oitava posição. A nona posição também é dividida por Rio das Ostras e Miguel Pereira, ambos com 90%. Itatiaia/ Penedo apresentam 84% e Nova Friburgo 76%.
Macaé, no Norte Fluminense, tem hoje o maior parque hoteleiro do interior do estado, com cerca de quatro mil leitos, distribuídos em aproximadamente 100 hotéis e pousadas. O turismo de negócios, setor que cresce de 6% a 9% ao ano, corresponde a 71% do setor e a 10% do PIB do município.
O presidente da ABIH-RJ, Paulo Michel, acredita que os números poderão chegar a 100% no dia da virada. “Os hotéis estão mais do que preparados em termos de protocolos para operar com ocupação completa com todo o conforto e segurança para os hóspedes” afirma Paulo.