O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, recebeu representantes do eMuseu do Esporte para resolver quando o projeto chega na cidade.
A previsão é que a carreta estacione na cidade em março de 2022. O veículo, que tem 14 metros de comprimento, tem o objetivo de levar a cultura do esporte às cidades. O museu itinerante do esporte irá passar por nove municípios do estado do Rio de Janeiro, ficando por cerca de 12 dias em cada um.
O projeto também possui cunho social, voltado à educação e incentivo às práticas esportivas. A iniciativa manterá todas as medidas de prevenção à Covid-19 e terá acessibilidade.
Para o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar, a vinda do equipamento será mais um incentivo para as atividades esportivas na cidade. “Estamos planejando unir a vinda do museu itinerante ao Fest Verão do próximo ano que terá muitas outras novidades. Nosso objetivo é fomentar cada vez mais o esporte em São Pedro da Aldeia. Receber ações que ligam o esporte à cultura são essenciais para promover as práticas à população. São atividades que estimulam o bem-estar dos moradores”, relatou o secretário.
Segundo a idealizadora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama, os visitantes fazem um tour virtual pela memória esportiva, e cada município visitado pelo projeto, cria o seu acervo para ser visto depois.
Com o objetivo de engajar diferentes segmentos locais, o encontro contou com a presença do secretariado municipal e abordou a logística para a vinda do projeto à cidade. Estiveram presentes representantes das secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Segurança e Ordem Pública, Educação, Controladoria-Geral e de Governo.