spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Alunos de cinco escolas de Macaé disputam torneio de robótica da Firjan/SESI

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

Cinco escolas de Macaé e uma de Itaperuna participam do Torneio SESI de Robótica, promovido pela Firjan SESI, com 39 alunos envolvidos. O evento acontece de forma online nesse sábado (08).

O desafio 2021 é “O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?”.

Entre as invenções dos jovens de 9 a 16 anos estão as criações de um robô que ajuda a fazer ginástica e até um controle de videogame para pessoas com deficiência.

A equipe Sesinhos, da Escola SESI Firjan Macaé, criou a proposta de um robô portátil que bate corda inspirado em aparelhos de ginástica. Eles esperam repetir ou melhorar a participação da última edição, quando ganharam o Prêmio Estrela Iniciante com uma lixeira de reciclagem automatizada e interativa.

“Este torneio foi atípico e desafiador, com treinos e práticas realizadas de forma remota. E mesmo com as limitações, os estudantes desenvolveram pesquisa científica, aptidões com ferramentas tecnológicas, além de valores como respeito, disciplina e organização”, disse o técnico André Almeida, que acompanha o grupo formado por seis alunos.

Ainda na Escola SESI Firjan Macaé, a equipe Robomac projetou um controle de videogame adaptado para pessoas amputadas dos membros superiores. O projeto de inclusão busca promover a saúde física e mental por meio de jogos eletrônicos.

Já na Escola Firjan SESI Itaperuna, a equipe Robotic Eagles, composta por 10 jovens, desenvolveu um protótipo de robô que auxilia a prática de basquete em ambientes fechados. Os alunos usaram como inspiração um dos brinquedos da Educação Infantil da própria Escola Firjan SESI Itaperuna.

Além dessas, as outras escolas da região que participam do programa são o Centro Educacional Mariza Curvelo (CEMAC), o Colégio Atlântico e a Escola Municipal Paulo Freire, todas de Macaé.

Ao todo, Trinta e quatro equipes – das quais seis são de Macaé e Itaperuna – participam do desafio, que faz parte do calendário do SESI Nacional e compõe a temporada Replay 2020/2021 do Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL).

“O torneio não é baseado apenas em programação e montagem de robôs. Ele fomenta a área de ciência e tecnologia, inspira a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe”, avalia Simone Caires, analista da Educação Básica da Firjan SESI.

O público poderá acompanhar o torneio e a premiação neste sábado (08/05), às 16h, ao vivo, no YouTube da Escola Firjan SESI.

Mais informações: https://escolafirjansesi.com.br/robotica .

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img