A concha acústica da Praça Antônio Raposo recebe, na noite deste domingo (14), muita dança, forró pé de serra, música ao vivo, oficinas de dança e imersão cultural em Araruama com a realização do tradicional “Baião de Dois na Praça”. O evento acontece a partir das 18h, com programação aberta ao público.
Um dos idealizadores do projeto, o artista gráfico e produtor cultural Diogo Silva falou sobre a proposta do evento que é pioneiro na cidade. “Nosso intuito sempre foi fomentar a cultura local e oferecer acesso ao tradicional forró pé de serra, hoje Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. Desde então, temos sido resistência desse movimento na cidade”, disse.
A programação vai contar com oficinas e apresentações de dança com a participação especial do Projeto Forró na Praça, sob a instrução do professor de forró João Luiz Antunes, um dos fundadores do projeto. Em seguida, o público poderá curtir as performances do Projeto Cadeirantes na Dança, com Allan Lobato e Nilzete Oliveira, além de uma oficina voltada especialmente às Pessoas com Deficiência (PCDs).
“Já realizamos mais de 20 edições oficiais e quase o dobro de edições não oficiais dentro e fora do município, sempre trazendo a cultura do forró pé de serra com a música ao vivo, dentro de uma pegada educativa. A ideia é proporcionar uma imersão cultural, não somente um baile de forró ou uma apresentação de música. Queremos dividir a cultura e valorizar nossas raízes, não só as raízes do Nordeste, mas a arte que é produzida na nossa região”, destacou.
Fechando o evento, o Trio Amargô vai agitar o público com uma seleção de clássicos do forró pé de serra. O conjunto se apresentará em nova formação, com Thays Sodré (cantora), Marcelo Bruno (violão), Vinicius Brandão (acordeão) e Rodri Guimarães (zabumba).
Toda a programação terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Baião de Dois, em . O projeto foi um dos contemplados pelo Edital nº 02/2023 da Lei Paulo Gustavo, lançado pela Prefeitura de Araruama, e tem produção do Coletivo Criative.