A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), vinculada à Secretaria de Saúde de Macaé, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em diferentes pontos do município. Equipes especializadas estão sendo distribuídas por setores para atuar nos bairros. e na próxima quinta-feira (25/05) e sexta-feira (26/05), será realizado um mutirão nos bairros Centro e Nova Malvinas, respectivamente.
A equipe da Cevas ressalta a importância da colaboração de todos nas ações de controle do mosquito, mesmo durante o período de temperaturas mais baixas.
Os agentes de endemias estão realizando visitas domiciliares diariamente, com foco na eliminação de possíveis criadouros e no bloqueio de casos suspeitos. Além disso, estão sendo adotadas medidas de controle químico, como a aplicação de larvicidas em depósitos que não podem ser removidos, e a pulverização com carro fumacê para eliminar os mosquitos adultos.
Nesta semana, a aplicação de fumacê ocorrerá no bairro Lagomar, entre os dias 22 e 25. Devido à sua extensão, o bairro foi dividido em quatro setores. No dia 26, o carro fumacê estará no Botafogo. Vale ressaltar que o uso do Carro Fumacê (UBV) segue critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e ocorre em períodos pré-determinados, levando em consideração as condições climáticas. Caso haja chuvas intensas ou ventos fortes, a aplicação não pode ser realizada. É importante enfatizar que o uso indiscriminado de inseticidas pode causar desequilíbrio ambiental, afetando a população de insetos e outros animais, comprometendo o ecossistema como um todo.
Também será realizado um trabalho de controle de roedores nos bairros Imbetiba, Parque Aeroporto, Barra de Macaé e Centro, entre os dias 22 e 26.
Para denúncias ou solicitações, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou pelo Disque Dengue 0800 022 646. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
*estagiária sob supervisão de Raquel Morais