Com decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o decreto aprovado em dezembro de 2022 entrou em vigor nesta última semana.
Trata-se da medida que pretende implementar pedágios automáticos em rodovias de todo o Brasil.
A Rodovia Rio-Santos receberá, no entanto, ainda no mês de janeiro, o sistema Free Flow, pela concessionária responsável pelo trecho, a CCR, que servirá de teste, em cidades da Costa Verde.
No entanto, apenas a partir do mês de março passará a valer a tarifa única.
Com essa nova forma de cobrança, será, então, o fim das praças físicas com parada. No pedágio automático, sensores farão a identificação dos veículos, através de câmeras e radiofrequência.
Todos eles terão placas indicativas, conforme a resolução da Contran.
A leitura será feita através da placa e por uma etiqueta eletrônica que usa sinal de rádio, chamada TAG. Esta terá a fatura cobrada pela operadora do equipamento.
Os motoristas que utilizarem a segunda opção poderão pagar pelo PIX, WhatsApp ou pelo site da CCR. No entanto, o valor final continuará sendo fixo, este será unificado e decidido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O sistema tem como objetivo diminuir os engarrafamentos causados pelas praças de cobrança e a economia de combustível.
Os motoristas terão 15 dias para efetuar o pagamento do pedágio, tendo início no dia seguinte ao registro de passagem do veículo.
Caso o pagamento ultrapasse o prazo, o motorista receberá, então, uma multa por evasão de pedágio, que adiciona 5 pontos na CNH do motorista e gera uma multa no valor de R$195,23.
“Há um importante aprimoramento na experiência do usuário, que passará a ser muito mais agradável, muito mais rápida e menos poluente” explica Fernando Berbelli Feitosa, gerente de engenharia rodoviária da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).
Em nota, a CCR explica que, ao utilizar a TAG, os automóveis poderão receber 5% de desconto no valor do pedágio. Já os veículos leves receberão desconto progressivo, podendo chegar a 70% do total.
*estagiária sob supervisão de Lucas Nunes