O governador reeleito Cláudio Castro anunciou o corpo de secretários que farão parte de seu novo governo, que se inicia neste domingo (01). Há a manutenção de diversos secretários do atual mandato, além da volta de nomes que já comandaram as pastas antes das eleições em 2022.
“Todos esses nomes formarão um só time, para fazermos uma excelente gestão, garantindo o desenvolvimento do Estado e ainda mais conquistas para a população fluminense. Nossa meta é assegurar dignidade aos cidadãos. Desejo sucesso aos secretários que, a partir de agora, assumem essa missão, e agradeço a todos que estiveram conosco até aqui”, disse Cláudio Castro.
Continuarão à frente de suas pastas Nicola Miccione (Casa Civil), Rodrigo Bacellar (Governo), Rodrigo Abel (Gabinete), Leonardo Lobo (Fazenda), Nelson Rocha (Planejamento e Gestão), Fernando Albuquerque (Polícia Civil), coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires (Polícia Militar), coronel BM Leandro Sampaio Monteiro (Defesa Civil e Corpo de Bombeiros), Maria Rosa Lo Duca Nebel (Administração Penitenciária), e Danielle Barros (Cultura e Economia Criativa).
Mauro Farias (Transformação Digital) e Edu Guimarães (Gabinete de Segurança Institucional), Bruno Dubeux (Procuradoria-Geral do Estado). O jornalista Igor Marques segue à frente da Subsecretaria de Comunicação (que tem status de secretaria). Uruan Cintra, que ocupava o cargo de secretário das Cidades, segue no comando da pasta, que foi unificada com Infraestrutura e Obras.
O vice-governador Thiago Pampolha voltará ao comando da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade. O dep. est. Bruno Dauaire, que comandou entre 2020 e 2021 a Secretaria de Direitos Humanos, agora assume a Habitação. Para o Turismo, Castro promove o retorno do dep. est. Gustavo Tutuca. Já a Secretaria de Ciência e Tecnologia volta a ser comandada pelo também parlamentar Dr. Serginho.
Vinícius Farah, que comandou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, viu a pasta ser desmembrada e comanda, agora, a Indústria e Comércio. Hugo Leal comandará a Secretaria de Óleo, Gás, Energia e Indústria Naval.
Para a nova Secretaria da Mulher, Castro escolheu Heloisa Aguiar, presidente do RioSolidario. E para a de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo. Na Secretaria de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior, o Dr. Luizinho, assume a pasta. Washington Reis, ex-prefeito de Duque de Caxias, assumirá a Secretaria de Transportes e Mobilidade.
A nova secretária de Educação será Patrícia Reis. A Secretaria de Trabalho e Renda terá como titular Kelly Mattos. Rafael Picciani ficará à frente da pasta de Esporte e Lazer. Jair Bittencourt será o titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento. Rosangela Gomes assumirá a Secretaria de Assistência Social.
O titular da Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília será André Moura. Já a Controladoria-Geral do Estado (CGE) terá como controlador-geral Demétrio Farah. Além disso, o Rioprevidência passará a ter como presidente Eduardo Merlin.
A posse do secretariado acontece na próxima segunda (02) e terá cobertura do ErreJota Notícias.