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Macaé: concurso “Brasil 200 anos de independência” está com inscrições abertas

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As escolas interessadas em participar do concurso de poesias “Brasil 200 anos de independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro” devem inscrever seus alunos até o dia 2 de setembro. As premiações serão destinadas aos primeiros e segundos lugares de cada uma das cinco regiões do país. Cada um dos cinco vencedores receberá R$10 mil. 

Além do prêmio em dinheiro, os cinco primeiros colocados ganharão viagem para o evento de premiação e a inserção da poesia na quarta capa do Livro Didático do PNLD-2024. Já os segundos colocados receberão R$5 mil. Todos os 10 premiados, além de certificados de participação, receberão placas de premiação para as suas escolas. 

O concurso é uma iniciativa do Ministério da Educação, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Programa Nacional do Livro. A Coordenadoria do Livro Didático da Secretaria de Educação, em parceria com escolas da Rede Municipal de Educação de segundo segmento do Ensino Fundamental, está orientando a participação dos estudantes.  

De acordo com o edital, somente estão habilitados a participar do concurso estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental das escolas públicas constantes no Censo Escolar e com código INEP e que não tenham completado 16 anos até a data final de inscrição. Cada escola poderá inscrever apenas uma obra, devendo o estudante ser o vencedor do processo interno.  

O poema inscrito deve ser inédito e não ter participado de nenhum outro concurso ou evento similar. O texto enviado também não pode apresentar qualquer elemento que identifique a autoria, ou rasuras, manchas ou quaisquer elementos que impossibilitem a sua avaliação. Fora isso, as obras não podem ter elementos que descumpram o Princípio da Igualdade, o respeito e a tolerância, não sendo admitido viés ideológico ou partidário nas composições a serem avaliadas, sob pena de eliminação do concurso.  

As obras serão classificadas de acordo com os critérios: criatividade, contextualização, harmonia estética (ritmo, rima e métrica), autenticidade e expressividade. O edital do concurso pode ser acessado neste link. E as gestões das escolas podem inscrever o aluno que representará a unidade através do sistema PDDE Interativo/SIMEC.

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