spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Rio das Ostras reforça vigilância no pescado

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, vem promovendo ações educativas e inspeções em peixarias e supermercados desde antes da Semana Santa e continuam vigorando. O objetivo é orientar os consumidores das principais características dos pescados e garantir uma compra segura.

“É importante verificar as condições gerais de higiene do local e do produto”, diz Robson Soares Chefe da Divisão de Serviços de Alimentação.

Além de inspecionar os estabelecimentos, as equipes estão colocando cartazes e distribuindo folhetos informativos, orientando sobre as regras de conservação do pescado e manipulação, que devem ser seguidas tanto na hora da compra quanto em casa.

Um exemplo de cuidado ao conservar é do Salmão, ingrediente principal da cozinha oriental. O pescado mal-conservado traz consigo o perigo da difilobotríase, tambem chamada “tênia do peixe” e transmissão para o homem ocorre por meio da ingestão de peixes crús, mal cozidos ou defumados.

“Os consumidores devem estar alerta quanto à qualidade dos produtos, frescos ou congelados. Em caso de dúvida, recomenda-se não comprar o pescado, para não colocar a saúde em risco. As boas práticas garantem a segurança dos alimentos, coibindo riscos de doenças de transmissão alimentar”, completa Marcelo Barelli, coordenador de Vigilância em Saúde.

A população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária para tirar dúvidas pelo telefone (22) 2771-9545 ou pelo e-mail vigilanciasanitária.ro@gmail.com. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo número (22) 2771-8786.

*estagiário sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img