Iguaba Grande será uma das cidades contempladas com investimentos do programa Turismo Presente, da Secretaria de Estado de Turismo. Um novo ponto turístico será construído na cidade com recursos do Governo do Estado.
O protocolo de intenções já foi assinado entre o Estado e o município. O documento prevê a construção de um Píer Turístico localizado às margens da Lagoa de Araruama. Na visão das partes, a ação é um passo importante para o desenvolvimento do turismo, já que poderá gerar benefícios econômicos e sociais. Esses ganhos devem ajudar a impulsionar a economia local.
“O turismo tem sido essencial para a retomada da economia fluminense. Nós somos o cartão-postal do Brasil e da América Latina, temos um interior belíssimo. Nos últimos meses, estamos reforçando a infraestrutura e a segurança de todo o nosso estado, qualificando os setores turísticos do interior e dando condições adequadas para receber visitantes. Esse diálogo com os municípios é o que precisamos para o Rio de Janeiro continuar crescendo”, acredita o governador Cláudio Castro.
O decreto que cria e regula o programa prevê investimentos custeados pelo Governo do Estado nas áreas de construção, revitalização e reforma de infraestrutura urbana para adequação de espaços de interesse turístico, tais como saneamento básico, terminais rodoviários, fluviais e marítimos, construção e recuperação de estradas, mirantes e portais, entre outros. A implantação de ruas turísticas completas e a sinalização turística e interpretativa também fazem parte do decreto.
“Para agradar o turista, um destino tem que ser bom para o morador. Por isso, é fundamental que esta parceria com os municípios para execução de obras, principalmente no interior, que carecem com a falta de infraestrutura que lhes permitam receber com excelência os visitantes”, explicou o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca.
De acordo com a pasta, nos próximos meses devem estão previstas reuniões para manter o diálogo institucional com os municípios e demais entes federativos, além dos órgãos públicos parceiros, que formalizam as ações. Haverá acompanhamento das equipes das secretarias estaduais de Turismo e de Cidades. O trabalho conjunto visa controlar a execução de todo o processo, realizar avaliações periódicas, emitindo relatórios tecnicamente embasados e editar atos e regulamentos necessários para o pleno e eficiente andamento do Programa.