200 metros de rede coletora de esgoto está sendo instalada no bairro da Ferradura. A intervenção, de responsabilidade da concessionária Prolagos, acontece na Rua Beatrz de Larragoiti Lucas, e faz parte do programa de melhoria contínua dos serviços prestados pela empresa.
A ampliação da acontece por rede separativa. Todo o esgoto coletado no local será enviado para a estação elevatória já existente, de onde o material será levado para a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no bairro São José, com capacidade para tratar 17 milhões de litros de esgoto por dia.
“Após finalizado e em funcionamento, os proprietários dos imóveis diretamente beneficiados devem providenciar a interligação à nova rede. Para garantir a destinação correta do efluente, o morador deve adequar o sistema interno, desativar a fossa domiciliar e fazer a ligação no ponto disponibilizado pela concessionária em frente a cada casa ou comércio”, comentou o coordenador de Engenharia da Prolagos Adibe Santos.
A concessionária lembrou, ainda, que outros bairros de Búzios já receberam rede separativa de esgoto, como Manguinhos, Geribá, Centro, João Fernandes, dentre outros.
Em nota, a Prolagos disse que, até 2026, metade da população moradora de Búzios terá acesso à rede coletora, fazendo a migração do atual modelo de esgotamento sanitário em vigor, Coleta em Tempo Seco, para Separador Absoluto, até lá serão implantados 40 km de tubulação. “Em complemento, estão previstas ainda a construção de 07 estações elevatórias, 2,48 km de rede para bombeamento do esgoto, além de melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto”, concluiu a nota.