A Costa do Sol do Rio de Janeiro está em estado de atenção nesta quarta-feira (29) devido à previsão de ventos fortes e rajadas intensas associadas à aproximação de uma frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de perigo para ventos costeiros, válido até as 23h59.
De acordo com a previsão meteorológica, as rajadas podem variar entre 40 km/h e 75,9 km/h, principalmente nas cidades litorâneas da região, como Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande e Arraial do Cabo.
A intensificação dos ventos aumenta o risco de queda de galhos, árvores, placas, estruturas metálicas e destelhamentos, além de provocar ressaca e movimentação de areia em trechos da orla.
A orientação é que moradores e turistas evitem permanecer sob árvores, estruturas instáveis e próximos ao mar durante as rajadas. Motoristas também devem redobrar a atenção em rodovias e vias próximas ao litoral.
Apesar do tempo firme durante boa parte desta quarta-feira, com predomínio de sol e aumento de nebulosidade ao longo do dia, a chegada da frente fria deve provocar mudança nas condições do tempo a partir de quinta-feira (30), com queda nas temperaturas e possibilidade de chuva em toda a Costa do Sol.
Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.









