Até parece notícia velha, mas não é. A Petrobras anunciou, nesta quarta (11), um novo reajuste no valor da gasolina. Essa é a nona elevação no preço da gasolina apenas em 2021.
O reajuste nas refinarias acontece já nesta quinta (12). O aumento será de 3,34% (aproximadamente R$ 0,09). Só neste ano, se somados todas as elevações no valor, o preço do combustível aumentou em 51%.
Vale lembrar que, até que o combustível chegue às bombas, são acrescidos tributos federais e estaduais (39,1%); custos para aquisição e mistura obrigatória de etanol anidro (15,7%); além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores (12,2%).
Em nota, a Petrobras disse que a decisão do reajuste foi pautada na “elevação nos patamares internacionais de preços” e foi realizada “de forma a garantir que o mercado siga sendo suprido sem riscos de desabastecimento”.
“Nossos preços seguem buscando o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor dos produtos e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, diz trecho da nota.
A companhia informou, ainda, que não haverá aumento no preço do diesel.