Parceria da Secretaria de Alta e Média Complexidade, do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM) e do Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho realiza até a próxima quarta-feira (11) exames de saúde da mulher em servidoras do Hospital Público Municipal (HPM), em Macaé.
“Nosso foco é a melhora da qualidade de saúde das servidoras. Fizemos o projeto piloto e a adesão está sendo de 100%”, comentou o secretário adjunto de Alta e Média Complexidade, Antônio Soares, informando que são atendidas 98 mulheres com faixa etária de 20 a 60 anos em quatro quartas-feiras seguidas.
De acordo com a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), Renata Rodrigues, são oferecidos serviços de saúde da mulher como preventivo ao câncer de colo de útero, exames na mama e informações sobre planejamento reprodutivo como métodos contraceptivos, inserção de DIU e laqueadura. “Um profissional colhe os preventivos e faz os exames de saúde da mulher e outro profissional faz o aconselhamento em planejamento reprodutivo”, detalhou Renata.
O secretário destacou que a meta era abranger todas as servidoras para que elas tenham esse acompanhamento regular. ” O objetivo é facilitar o acesso em medidas de prevenção de saúde como no caso do câncer de mama e do colo de útero”, assinalou.