Costa do Sol,

segunda-feira, agosto 15, 2022
spot_img

Leia a nossa última edição #08

spot_img

Macaé inicia debate sobre implantação do conceito Cidade Inteligente no município

Mais lidas

- Advertisement -

Semana passada, foi apresentado o projeto do Centro de Inteligência em Mobilidade e Apoio ao Cidadão (Cimac), projeto que une tecnologia e dados para o desenvolvimento da gestão da cidade, em prol da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com o foco na mobilidade urbana, que nasce a partir do conceito de Smart City – Cidade Inteligente.

Como o próprio nome diz, o Cimac começa a partir da Mobilidade, com foco na gestão do trânsito, ampliando o controle da cidade, juntamente com outros órgãos municipais e instituições, por meio da tecnologia e base de dados. O objetivo é a tecnologia a serviço do cidadão. O Cimac foi desenvolvido exclusivamente para Macaé e apresentado pelo conselheiro Executivo do Instituto Smart City Business America, Alexandre Gurgel.

“Esse é um projeto muito mais amplo e completo. Queremos melhorar a segurança e a mobilidade na cidade. O projeto inicial era sobre trânsito e segurança pública para termos áreas mais seguras na cidade. O projeto ficou maior e bem interessante, que irá envolver outras secretarias, como Guarda Municipal, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Segurança  e Defesa Civil, por exemplo, e que vai ajudar outras instituições também”, disse Welberth Rezende.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, destacou que desde o início do governo foi percebido que a cidade carecia de mais monitoramento. ‘Fomos buscar informações para melhorar a cidade e buscamos know how em várias cidades e instituições, chegando assim até o Instituto Smart City, que tem como conselheiro o Alexandre Gurgel. É um projeto coordenado pela secretaria que também pode atender todos os outros órgãos municipais, sem limites. Com a tecnologia tudo é possível. Estamos abertos a opiniões e, hoje, é o start inicial no projeto do qual o prefeito Welberth é um entusiasta”, disse Jayme Muniz.  

O Instituto Smart City Business America (SCBA) está presente em nove países do continente americano e promove o avanço das discussões relacionadas às Smart Cities na Região, sendo líder da iniciativa para criação de um ecossistema e de um mercado de Cidades Inteligentes.

Participaram da reunião secretários municipais e representantes da Polícia Federal, Polícia Militar e do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM/Macaé).

- Advertisement -

Últimas noticias

- Advertisement -