Costa do Sol,

segunda-feira, agosto 15, 2022
spot_img

Leia a nossa última edição #08

spot_img

Polêmica do lançamento de esgoto no Rio Una

Mais lidas

- Advertisement -

Há décadas o esgoto dos municípios em torno da Lagoa de Araruama é despejado “in natura” na Lagoa onde nasce o Rio Una. Nos últimos anos, vem sendo feito um tratamento com filtragem parcial. Com o crescimento das cidades, o aumento do esgoto tem gerado inúmeras discussões quanto ao destino que será dado ao mesmo.

Atualmente, as discussões se voltaram para o lançamento do esgoto por meio de um emissário submarino em Arraial do Cabo, na Praia Grande, ou no rio Una que deságua na praia Rasa, em Búzios.

Diante desta situação, a Prefeitura de Búzios se coloca contra essa segunda opção, pois tecnicamente não é a melhor solução, além de poluir a praia Rasa e comprometer o ecossistema do Mangue de Pedra, que é único no Brasil.

O secretário do Ambiente, Evanildo Nascimento, afirma que nada foi resolvido ainda e as discussões estão em andamento e que conta com o Conselho de Meio Ambiente para não aceitar o despejo do esgoto ¨tratado¨ no Rio Una.

Ele afirma, ainda, que caso seja decidido pelo lançamento no rio, o município poderá até judicializar a questão. “Búzios não vai concordar com essa solução”, enfatiza o secretário.

- Advertisement -

Últimas noticias

- Advertisement -