Em novo decreto publicado neste sábado (22) no Diário Oficial a Prefeitura de Macaé põe fim às barreiras sanitárias instaladas no Parque de Tubos, Cabiúnas e Pedreira, assim como em pontos de acesso à região serrana. Todos os pontos serão desativados a partir desta segunda-feira (24).
A medida foi tomada após Macaé chegar a faixa de risco médio (bandeira amarela) no Covidímetro, ao registar por duas semanas índices epidemiológicos estáveis que apontam a redução do atendimento de novos casos da COVID-19 e diminuição da taxa de ocupação dos leitos de CTI.
No entanto, o município mantém medidas de acompanhamento do atual estágio da pandemia, como a Busca Ativa de novos casos por testagem de antígeno e o direcionamento adequado de isolamento dos pacientes positivos, além de analisar as notas técnicas da Secretaria Estadual de Saúde que analisa a circulação de novas variantes do Coronavírus em toda a região.Diante de um novo aumento dos índices, os bloqueios sanitários poderão ser reinstalados.
Os Centros de Triagem do Paciente do Coronavírus (CTC) do Posto de Saúde Jorge Caldas e da Serra (HPMS) também monitoram o atual cenário da pandemia.