Um incêndio atingiu a subestação de energia de Araruama na noite deste sábado (12) e provocou a interrupção do fornecimento de energia em diversos bairros de Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema, na Região dos Lagos.
O incidente mobilizou equipes da Enel Rio e do Corpo de Bombeiros. Moradores relataram falta de energia em diferentes pontos da região logo após a ocorrência, que também gerou preocupação devido às chamas e à fumaça vistas nas proximidades da subestação.
Segundo a Enel Rio, a distribuidora iniciou manobras remotas poucos minutos após o problema para reduzir os impactos aos consumidores. Cerca de dez minutos após a ocorrência, o fornecimento foi restabelecido para 23,5% dos clientes afetados. Em até uma hora, esse número chegou a 37%.
Durante a madrugada, equipes técnicas trabalharam no local para realizar os reparos necessários e ampliar gradualmente a retomada do serviço. Na manhã deste domingo (13), a concessionária informou que já havia normalizado o fornecimento para 92% dos clientes impactados.
Em nota atualizada às 12h20 deste domingo, a Enel informou que o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido para todos os consumidores afetados pelo incidente.
“A Enel Rio informa que, até as 12h20 de hoje (13), normalizou o fornecimento de energia para todos os clientes afetados por um incidente ocorrido na subestação de Araruama na noite de ontem (12). O restabelecimento ocorreu de forma gradual ao longo da noite e da manhã de hoje”, destacou a concessionária.
A empresa informou ainda que técnicos permaneceram atuando durante toda a madrugada para garantir a recuperação do sistema e normalizar o atendimento em toda a região.
As causas do incêndio ainda não foram divulgadas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.









