spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

Cine Debate em Macaé destaca trajetória da primeira advogada do Brasil

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizou nesta quinta-feira (4) um Cine Debate sobre o documentário “A Primeira Advogada do Brasil – Myrthes Gomes dos Campos e a Jornada pela Emancipação Feminina”. A atividade aconteceu no auditório da 15ª Subseção da OAB Macaé e integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.

A presidente da OAB Macaé, Ana Agleice Poncio Destefani, destacou a importância da obra e da memória de Myrthes.
“É emocionante revisitar a história dessa mulher extraordinária que enfrentou preconceitos e abriu caminhos em 1875. A mensagem desse documentário precisa alcançar outros espaços e reforçar que as mulheres podem — e devem — ocupar lugares historicamente dominados por homens”, afirmou.

A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, agradeceu a parceria da OAB e ressaltou o papel de toda a sociedade no enfrentamento à violência.
“Não é um tema só das mulheres. Vivemos em uma sociedade machista e precisamos educar nossos meninos a respeitarem as meninas. A Secretaria está de portas abertas para todos”, enfatizou.

Quelen também celebrou a sanção da Lei Municipal nº 5.423/2025, que institui o Dia Municipal de Enfrentamento ao Feminicídio, e falou sobre o projeto Banco Vermelho, que percorre espaços públicos para promover diálogo, informação e apoio a mulheres em situação de risco.

Outro destaque foi a lembrança do Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro, quando será realizada a entrega do Laço Branco como forma de engajar os homens no combate à violência de gênero.

O documentário, dirigido por Marcelo Fonseca, apresenta a trajetória da macaense Myrthes Gomes dos Campos, primeira mulher a exercer a advocacia no Brasil, e aborda sua luta pela emancipação feminina. Após a exibição, o público participou de um debate que contou com a presença da advogada e primeira procuradora-geral do município, Maria Auxiliadora de Moura Ferreira.

Foto: Ronan Alexandre
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img