A Operação Desmonte, força-tarefa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, interditou na tarde de terça-feira (05) um dos maiores ferros-velhos da Região dos Lagos. O local, situado em uma área rural de Saquarema, funcionava de forma irregular e apresentava risco ambiental.
Durante a fiscalização, agentes encontraram cerca de 140 carcaças de veículos e diversas peças automotivas sem nota fiscal ou registro no Detran-RJ. Além disso, foi constatado descarte irregular de óleo de motor e outros resíduos no solo. O proprietário do estabelecimento não foi localizado, e os materiais recolhidos foram encaminhados para empresas de reciclagem credenciadas.
Devido à grande quantidade de veículos no local, o Detran-RJ estima que levará ao menos três dias para verificar os dados de chassis e motores. A ação contou com a participação de equipes das polícias Civil e Militar, Inea, Secretaria Estadual de Fazenda e Corpo de Bombeiros.
Para o presidente do Detran-RJ, Vinicius Farah, ações como essa são essenciais para garantir a legalidade e segurança na comercialização de peças automotivas usadas.
“O trabalho contínuo de fiscalização e orientação garante segurança a todos”, afirmou.