O maior festival de cultura surf da América do Sul, o Saquarema Surf Festival cresceu, ganhou novas atrações e passou a integrar um novo festival, o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte). Entre as novidades está o REMA Skateboarding Challenge, uma competição de Mini Ramp em estilo Jam Session Ordenada, que acontece nos dias 12 e 13 de abril, na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).
Com um time de peso, que inclui os skatistas da Seleção Brasileira de Skate Park como Pedro Barros, Luigi Cini, Isa Pacheco e Dora Varella, a competição será disputada por dois times de sete skatistas cada, capitaneados por Isa e Dora. Os times vão se enfrentar em disputas individuais durante a etapa eliminatória, onde os skatistas terão três voltas de 40 segundos para mostrar suas habilidades para avançarem. A final será realizada em formato Jam Session, com os times podendo colocar até dois skatistas simultaneamente na pista para fazer manobras sincronizadas ou ensaiadas.
Além dos atletas da Seleção Brasileira, estão confirmados na disputa os skatistas Lucas Xaparral, Nilo Peçanha, Murilo Peres, Felipe Foguinho, Vi Kakinho, Marlon Silva, André Mariano, Italo Penarrubia, Jonny Gasparotto e Ricardo Dexter. Dois skatistas locais também participarão do evento: Rayn Bonato e Pedro Marchi.
Além da competição, o evento terá diversas atividades de skate para o público presente no festival. Entre os dias 14 e 17, as crianças dos projetos sociais Viver + Saquarema e Saqua Skate School terão aulas de skate, que serão dividas em dois turnos e atenderão até 120 crianças ao longo da semana.

Nos dias 18 e 19, o público poderá andar de skate na mini ramp oficial do evento em sessões livres, que acontecerão em quatro momentos ao longo do final de semana. Para os mais preparados, o dia 19 reserva ainda o Best Trick Open, uma competição de best trick que será realizada na Casa REMA. A programação de skate será encerrada no dia 20, na pista oficial do evento na Praia de Itaúna, que vai receber skatistas importantes do Rio de Janeiro para uma competição em formato Jam Session ordenada.
Toda a programação atualizada pode ser acompanhada na página do REMA no Instagram @remafestival.
O REMA apresenta WSL Saquarema Surf Festival em memória a Léo Neves, junto à Prefeitura de Saquarema e tem patrocínio da Cerveja Praya, Rip Curl e Monster Energy Drink, com apoio da Ocean Drop e Viação 1001. Com parceiros institucionais como a Feserj (Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro), ASS (Associação de Surf de Saquarema) e CT Léo Neves; e parceiros de mídia como Surfguru, Flamboiar, Waves, Canal Woohoo, Rádio Portal Costa do Sol FM e Saquarema da Informação. Com realização da 213 Sports/V3A, o WSL Saquarema Surf Festival é licenciado pela WSL Latin America.
Sobre o REMA
Apresentado pela Prefeitura de Saquarema e realizado pela 213 Sports/V3A, o evento homenageia Léo Neves e evoluiu para o REMA (Rua, Esporte, Mar e Arte), unindo surfe, skate e música em um grande encontro ao ar livre. Com competições de alto nível, incluindo o QS 6000, Pro Junior e Longboard Pro, o festival oferece igualdade de premiação entre homens e mulheres e atrai atletas da elite mundial. A novidade para esta edição é a ampliação das atividades, com a competição de skate agora acontecendo em dois dias, além de uma programação diversificada de ações artísticas e educativas. A parceria com a Prefeitura de Saquarema segue fortalecida, estimulando a economia local e o turismo, além de apoiar jovens surfistas da região com vagas exclusivas. Em 2025, o REMA também destaca a sustentabilidade, com a certificação internacional de Bandeira Azul e ações para preservação ambiental durante o evento.