São Pedro da Aldeia realizou nesta quarta-feira (27), um encontro para reforçar a importância do empreendedorismo feminino. Durante o evento, temas como “Conhecer histórias de sucesso de mulheres empreendedoras” e “Contribuir para que o mercado de trabalho seja mais feminino” foram debatidos na apresentação do projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam”. O evento promoveu ainda, a divulgação do selo “Empresa Amiga da Mulher”, do Governo do Estado. A iniciativa faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo: pelo fim da violência contra as mulheres” e aconteceu na Casa dos Azulejos, localizada no Centro.
O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Assistência Social e o CEAM Daiana Borges. A secretária, Aline Manhães falou sobre o projeto, destacando o avanço que o evento representa.
“O dia de hoje é muito importante, pois conseguimos, por meio desta iniciativa, informar a sociedade empresarial sobre a importância de adotar políticas públicas voltadas para as mulheres. Também abordamos a relevância deste selo, uma iniciativa do Governo do Estado. Este evento visa promover ações de conscientização sobre a violência contra mulher, a inserção das mulheres no mercado de trabalho, a equiparação salarial, respeitando o princípio da isonomia”, afirmou.
O selo Empresa Amiga da Mulher é um certificado concedido às organizações que comprovadamente contribuem com ações, projetos de promoção e defesa dos direitos das mulheres no âmbito do estado do Rio de Janeiro, conforme Lei Estadual 9.173/2021. Ele é válido por um ano e dividido em três categorias: bronze (para empresas que atingiram mais de 50% dos requisitos), prata (mais de 70% das exigências) e ouro (acima de 90% dos critérios estabelecidos). As inscrições para a próxima edição estão abertas, clique aqui para acessar o manual de inscrições e clique aqui para conferir o edital.
Em São Pedro da Aldeia, a campanha de “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” continua na próxima terça-feira (03/12), com a apresentação do documentário “Nós não somos uma ameaça”, no CRAS São João. A campanha encerra no dia 06 de dezembro, com panfletagem na Feira Municipal, a partir das 8h.
Saquerema
Saquarema vai realizar entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro, a Feira de Empreendedorismo Feminino. O evento, que celebra a criatividade, determinação e o empoderamento das mulheres saquaremenses, acontecerá na lateral da Praça Casa da Pedra, na Rua da Praia, em frente à Pousada Canto da Vila.
A feira contará com a comercialização de produtos artesanais exclusivos, bem como de artigos de moda e acessórios. Também haverá oferta de gastronomia e serviços variados.
O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita, onde poderão ser adquiridos produtos únicos, confeccionados com amor e dedicação pelas talentosas mulheres de Saquarema.
Programação:
Dia 29 – sexta-feira: Apresentação do Balé Municipal, às 18h. Música ao vivo, a partir das 20h, com show da cantora Érica Vidal.
Dia 30 – sábado: Aulão de dança com o prof. Welitinho, às 16h. Música ao vivo, a partir das 18h, com show do cantor Gabriel Oliveira.
Dia 01 – domingo: Aulão de dança com a profª Marta Silva, às 16h. Música ao vivo, a partir das 18h, com show do cantor Lucas Colocci.