Na madrugada deste sábado, (23), às 04h, a Marinha do Brasil (MB) realizou o resgate de uma tripulante de um navio mercante a cerca de 1200 km de costa, utilizando uma aeronave da Fragata Independência (F-44).
A Marinha informa que, na manhã de quarta-feira (20), o Navio foi acionado para realizar uma Evacuação Aeromédica de uma tripulante brasileira do Navio Mercante “ATLANTIC ZONDA”, com bandeira da Libéria.
Por ocasião do acionamento, a Fragata Independência,
encontrava-se atracada na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), em Niterói. Após receber o pedido de resgate, o Navio respondeu prontamente, desatracando às 12:43 do mesmo dia para prestar socorro.
A tripulante foi resgatada pelo helicóptero AH-11B Super Lynx, do navio e trazida para a fragata na manhã deste sábado (23).
Logo após o seu resgate, a F-44 iniciou o regresso a fim de transferir a tripulante, também por aeronave, com pouso previsto às 02h deste domingo (24), no Comando da Força Aeronaval, em São Pedro D’Aldeia.
A tripulante do Atlântic Zonta, deu entrada na enfermaria da fragata,
e segue em observação e com seu quadro sendo monitorado pela equipe médica militar.
Atlantic Zonda
Construído com base no design Samsung 96K, o Atlantic Zonda é um navio-sonda de sétima geração, especialmente projetado para realizar perfurações em profundidades de até 12.000 pés.