A cidade de Saquarema já está disponibilizando os serviço do primeiro aparelho de ressonância magnética (RM) disponível em uma unidade pública da Região dos Lagos.
O equipamento foi instalado no Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth e já está proporcionando um alívio significativo para os pacientes, que até então, precisavam esperar pela Central de Regulação e terem que viajar para outras cidades em busca desse exame essencial ou serem encaminhados para outros serviços.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prima Qualitá Saúde e a secretaria municipal de Saúde de Saquarema, visando atender à alta demanda por esse atendimento de alta complexidade. O município, mesmo sem ter obrigação legal de oferecer esse serviço, decidiu agir diante da crescente necessidade. A ressonância magnética, por sua complexidade, possui elevado custo, sendo geralmente de responsabilidade dos governos Estadual e Federal, mas agora está também disponibilizada pelo município.
O serviço inicialmente será capaz de realizar no mínimo 200 exames mensais, com potencial de aumentar esse número posteriormente, conforme a demanda e a capacidade de atendimento. O procedimento é indicado quando os outros procedimentos por imagem deixam de ser eficientes na precisão dos diagnósticos. Geralmente, a maior demanda de pacientes submetidos são aqueles com quadros neurológicos ou ortopédicos.
“Sabemos que existe uma demanda muito grande para esse tipo de diagnóstico aqui em nossa cidade, e muitos usuários aguardam na fila do estado para liberação de uma vaga. Pensando nisso, muito em breve nós vamos passar a oferecer aqui no município. A chegada do primeiro aparelho de ressonância magnética é um avanço histórico para o município”, afirmou o diretor-administrativo do Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, Diones Rocha.
O Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, fica na Rua Adolfo Bravo, s/n, em Bacaxá. O serviço está disponível desde a semana passada.