Empresários de Maricá se reuniram nesta terça-feira (05/11) no 7° Seminário Empresarial de Turismo realizado pela Prefeitura de Maricá e a Codemar, numa parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro.
Em três painéis, foram debatidos diversos temas, como o avanço e estratégias para consolidação do turismo gastronômico e avanço do polo cervejeiro na cidade, além do desenvolvimento econômico, turismo corporativo e receptivo, calendário de eventos para 2025, entre outros assuntos.
O secretário de Promoção e Projetos Especiais de Maricá, José Alexandre Almeida, abriu o seminário com a apresentação de ações desenvolvidas pelo Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável (Maricá 2030), no ano de 2024.
“O evento é um dos pilares do projeto Maricá 2030. Quem chega à cidade encontra organização das informações sobre os eventos e os roteiros turísticos, que são segmentados. Nada disso existia quando iniciamos essa sequência de eventos para troca de ideias com o empresariado, como neste seminário”, destacou o secretário.
A Codemar apresentou uma pesquisa que diagnosticou o sentimento dos turistas na cidade e apontou os rumos para desenvolvimento do setor. O presidente da companhia, Hamilton Lacerda, das oportunidades do turismo maricaense no cenário nacional e internacional e comentou sobre o novo hotel que está sendo construído pela empresa que terá aproximadamente 160 quartos e ficará ao lado do aeroporto da cidade.
Participaram do encontro representantes das entidades como o presidente da Rota Gastronômica de Maricá, Alexandre Pietrobom, o consultor do polo cervejeiro de Maricá, Sérgio Paiva; e o presidente e diretor financeiro da Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), Guilherme Abreu e Willian Chaves, respectivamente, o presidente da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM), Alberto Matrilhas, e Regina Sebould, do Marica Convention.
O Seminário Empresarial de Turismo acontece desde 2018 com o objetivo de qualificar o setor empresarial e disseminar as informações entre os agentes e prestadores de serviço da cidade.