spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Eliane Potiguara será a homenageada da Feira Literária de Saquarema

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A terceira edição da Feira Literária de Saquarema (Flis), que acontece entre os dias 11 e 20/11, vai homenagear a escrita e a cultura indígena. Eliane Potiguara, escritora e ativista da causa dos povos nativos, foi o nome escolhido para receber a homenagem durante o evento, que acontece no Campo de Aviação, no Centro.

Durante os dias de atividade, o visitante poderá encontrar uma programação diversificada para todas as idades. A Secretaria de Educação de Saquarema, organizadora da Flis, estima que 90 mil pessoas devem passar pelo evento nos 10 dias de atividades.

ELIANE POTIGUARA
Ao longo da feira, a autora participará de atividades que destacam o papel da literatura indígena como ferramenta de transformação social. Eliane Potiguara receberá a homenagem por conta de sua incansável luta em prol dos direitos dos povos indígenas e finalista do prestigiado Prêmio Juca Pato. Premiada com a Ordem do Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura, a ativista é autora de consagradas obras como Autora de “A Terra É a Mãe do Índio” e de “Metade Cara, Metade Máscara”.

Entre os destaques está a mesa redonda com Eliane Potiguara e Daniel Munduruku, que irão falar sobre a literatura indígena e os desafios enfrentados pelos povos originários. Além disso, autores como Ondjaki e Conceição Evaristo também estão confirmados.

INCENTIVO À LEITURA
Na feira de livros, 80 editoras e 180 boxes estarão disponíveis, permitindo que estudantes da rede pública adquiram obras literárias por meio de vouchers oferecidos pela Prefeitura, incentivando a leitura entre os jovens.

Foto: Divulgação

PROGRAMAÇÃO
Durante os 10 dias de atividade, a Flis vai contar com mesas redondas, oficinas, apresentações culturais e rodas de conversa.

Durante as manhãs e tardes, o público infantil e juvenil poderá conferir sessões de contação de histórias, oficinas literárias e atividades interativas. Nas noites, renomados autores participarão de debates sobre inclusão, bibliodiversidade e as múltiplas facetas da literatura brasileira contemporânea.

Já a programação cultural da FLIS contará com o show de abertura do Mágico Patrick e a performance do grupo Violúdico. A inclusão também terá destaque na FLIS deste ano. Entre os dias 13 e 14 de novembro, a “Oficina Musical Inclusiva” e a “Contação de Histórias com Acessibilidade” garantirão atividades adaptadas para todos os públicos.

O encerramento, marcado para o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, terá a participação da Intelectual “Diferentona” Bárbara Carine, que fará uma palestra sobre suas obras “Querido Estudante Negro” e “Como Ser um Educador Antirracista”.

Durante o encerramento, serão abordados a importância da educação antirracista e o fortalecimento da identidade negra no ambiente escolar, destacando como esses temas são essenciais para combater o racismo estrutural na sociedade. A cantora Bia Bedran promete um super show para encerrar a terceira edição da FLIS 2024 com chave de ouro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img