Para receber bem as famílias que irão visitar os cemitérios públicos municipais neste sábado (02), feriado de Dia de Finados, a Prefeitura de Macaé está atuando com uma força-tarefa entre as secretarias Adjunta de Cemitérios Públicos, Adjunta de Serviços Públicos e de Saúde, para pintura, limpeza dos espaços e ação contra vetores.
No Memorial da Igualdade, bairro Virgem Santa, haverá duas Missas no sábado (02), às 9h e às 11h, e estandes para celebrações religiosas.
Nesta quarta-feira (30), foi realizado um mutirão de intensificação de ações contra vetores (biológico e químico) nos cemitérios de Macaé.
Além do Memorial da Igualdade, receberão a força-tarefa: o cemitério do bairro São José do Barreto; os três cemitérios no bairro Imbetiba, São João Batista, Rosário e Santíssimo, e os localizados na Região Serrana de Macaé, Trapiche, Córrego do Ouro e Frade. Os cemitérios estarão abertos para visitação das 8h às 17h, com exceção do Memorial da Igualdade, que funciona com plantão noturno.
A secretária adjunta de Cemitérios Públicos, Aline Gonçalves, dá dicas para que os familiares tenham mais facilidade de localização.
“Sempre buscamos acolher as famílias que estão deixando as pessoas que amam. Recomendamos que tenham em mãos o nome completo do falecido e a data do sepultamento para agilizar a localização das gavetas nas planilhas. Durante as celebrações serão disponibilizadas cadeiras e água para o público”, enfatiza.
A Missa das 9h, no Memorial da Igualdade, será celebrada pelo Padre Gustavo Cinne, e a das 11h, pelo Vigário Episcopal do Vicariato Litoral da Diocese de Nova Friburgo, Padre Gleison Lima.
“Dois de novembro é uma data muito especial. É um dia marcado pela gratidão e pela saudade, não pela tristeza. Gratidão a Deus pelo dom da vida da pessoa: marido, mulher, pai, mãe, filhos, avós, amigos”, disse Padre Gleison.