Macaé tem passado por mudanças para atender a população crescente da cidade em outras áreas, como a infraestrutura urbana e o saneamento básico.
Ações como a duplicação da ponte Ivan Mundim (ponte da Barra), as obras de macrodrenagem e para a ampliação da coleta e tratamento de esgoto são exemplos de mudanças que refletem diretamente, por exemplo, na qualidade de vida, saúde, meio ambiente e turismo.
Na área de saneamento básico, um dos avanços significativos dos últimos anos está na ampliação da infraestrutura para coleta e tratamento de esgoto. Operada pela concessionária BRK, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada, a cidade conta hoje com 216 Km de redes exclusivas, que, junto aos demais equipamentos em operação nos três subsistemas da cidade.
Na Imbetiba um trecho na Rua da Igualdade passa por melhorias operacionais, com a implantação de mais dois poços de visita para otimizar as manutenções e a limpeza no sistema.
Já na Aroeira, as obras também seguem e cerca de 2,5km de rede serão implantados nesta nova etapa, somando, ao final das intervenções, 13 Km de redes e uma elevatória. Neste ciclo, em parte da obra está sendo utilizada a tecnologia MDN (método não destrutivo – furo direcional), minimizando as alterações no trânsito e reduzindo impactos ambientais e escavações em grandes trechos, diminuindo transtornos e possibilitando mais segurança à população local.
Outro importante avanço no saneamento promete trazer uma solução para os alagamentos em áreas de Macaé são as obras de macrodrenagem. Realizadas pela Prefeitura, elas fazem parte do maior programa de drenagem de águas das chuvas da história da cidade e é considerado o maior programa do interior do estado do Rio.