A partir dessa terça-feira (16/07) os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entraram em greve por tempo indeterminado. A categoria luta por melhores condições de trabalho, valorização profissional e recomposição das perdas salariais.
A Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) informou que a proposta do Governo “está muito aquém das perdas salariais da categoria, que superam os 53% no último período”. Além disso a categoria luta pela jornada de trabalho de 30 horas para todos e cumprimento das jornadas de trabalho previstas em lei; revogação de normas que determinam o fim do teletrabalho e estabelecimento de programa de gestão de desempenho; e fim do assédio moral institucional por exemplo.
O INSS informou que mais de 100 serviços do órgão podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, disponível para download em celulares com conexão com a internet e para acesso via computador. A Central de Atendimento 135 também funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. Os segurados que necessitarem de algum serviço do INSS, como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio-doença, por exemplo, podem usar esses meios.