O Comitê de Gestão do Projeto Geoparque Costões e Lagunas da Região da Costa do Sol tem avançado no cumprimento das etapas estabelecidas visando a inclusão na rede mundial Geoparques da UNESCO. Na terça-feira (21/05), Quissamã recebeu a instalação de uma placa de identificação visual, localizada na RJ-196, nas proximidades do trevo de Carapebus.
A instalação da placa de identificação nos municípios de abrangência está entre as exigências do cronograma para obtenção do selo da UNESCO, com base nos itens Visibilidade, Trabalho em Rede, Valorização e Preservação dos Patrimônios Geológicos e Culturais; e Gestão.
A instalação das placas de sinalização será concluída nos 16 municípios integrantes do litoral Norte e Leste do Estado do Rio, por meio de uma parceria entre o Comitê de Gestão e o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), com investimento do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) nos municípios membros.
O Geoparque Costões e Lagunas abrange os municípios de Quissamã, Campos dos Goytacazes, Araruama, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Carapebus, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Maricá, e Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana (SFI), São João da Barra (SJB), São Pedro da Aldeia e Saquarema.