Policiais federais, com o apoio do U.S Immigrations and Customs Enforcement (ICE) e o Serviço Secreto norte-americano, prenderam na manhã da última quarta (24) Mirelis Dias Zerpa, mulher de Gladison Acácio dos Santos, o “faraó dos bitcoins”. Ela estava foragida da Operação Kryptos.
Mirelis foi presa em Chicago, nos Estados Unidos. A detenção aconteceu por conta da ilegalidade de sua permanência no país norte-americano. Vale lembrar que, contra a esposa do “faraó dos bitcoins”, pendia um mandado de prisão em aberto pelos crimes praticados contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e integração de organização criminosa.
A investigação aponta que Mirelis era proprietária de uma empresa de consultoria em Cabo Frio, e havia firmado, a partir de 2015, contratos de prestação de serviços para investimento em bitcoin. No entanto, esses “investimentos” prometiam rendimentos fixos mensais em uma quantia específica sem autorização ou registro junto à Comissão de Valores Mobiliários.
Mirellis, Gladison e cúmplices praticaram, segundo as investigações, lavagem de dinheiro por meio de uma grande rede montada. Cerca de R$ 38 bilhões (trinta e oito bilhões de reais) foi movimentado entre 2015 e 2021.