Em pleno verão e com as temperaturas altas, os moradores e turistas de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, não terão água para tomar banho ou mesmo cozinhar os alimentos. Isso porque o abastecimento será interrompido pela Estação de Tratamento de Água (ETA) para que a concessionária de energia elétrica Enel possa fazer religação da substação que atende à ETA, que é da Prolagos.
O aviso foi dado este domingo, 07, pela Prolagos, em suas redes sociais. Segundo a concessionária, a subestação da Enel pegou fogo em 15 de dezembro passado e desde então, foi instalada uma subestação provisória para continuidade dos serviços. O abastecimento de água em Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia ficará temporariamente impactado, já que a estação de tratamento terá produção reduzida durante o serviço, atuando com o uso de geradores. Segundo a concessionária de energia elétrica, a previsão de término do trabalho é 17h.
A Prolagos disse ainda que a normalização do abastecimento acontecerá de maneira gradativa após o retorno dos serviços. Imóveis com reservatório não devem ser afetados pela suspensão temporária do abastecimento. A recomendação é que a água seja utilizada somente para atividades essenciais até a normalização do abastecimento.
Recentemente, em complemento às ações do Plano Verão 2023/2024, a concessionária providenciou a locação do dobro de geradores para a estação de tratamento de água, de modo a suprir os impactos de eventuais falhas e oscilações no abastecimento de energia elétrica.
Para atender as ocorrências pontuais, o abastecimento será reforçado nas áreas mais impactadas através de caminhões-pipas para os imóveis que possuem reservatórios, como caixas d’água e cisternas. Casos emergenciais podem ser informados por WhatsApp e telefone através do número 0800 7020 195, ou em uma das lojas de atendimento da concessionária.