Os mais de 50 mil moradores de Macaé que são beneficiários da moeda social Macaíba já podem sacar o benefício. A prefietura depositou a primeira parcela. Os beneficiários poderão usar nas 500 lojas credenciadas no município. A proposta do programa é reduzir a desigualdade, fomentar o comércio local de forma setorizada e ampliar o poder de compra da pessoa em vulnerabilidade social, além de adotar medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico.
Para usar a moeda no comércio local, basta apresentar o número do CPF e senha provisória recebida. Segundo a prefeitura, em apenas dois dias da implementação da moeda social, circularam na cidade mais de R$ 1 milhão.
O beneficiário só pode gastar sua Macaíba no setor administrativo, que seu bairro cadastrado no CadÚnico pertence. A listagem com os setores administrativos pode ser encontrada na página da moeda social, macae.rj.gov.br/macaiba.
Para quem não confirmou seus dados no Colégio Matias Neto, a previsão é que, em janeiro, seja realizada outra convocação, com a inauguração da primeira agência do Banco Popular de Macaé. Todavia, o primeiro passo é conferir se seu nome está na listagem dessa primeira etapa no site da moeda social. Quem deseja tirar dúvidas, verificar o saldo ou trocar de senha, a recomendação é entrar em contato do suporte da empresa que administra a Macaíba via WhatsApp é: (85) 3269-9617.
A moeda é acumulativa e o valor pode ser utilizado no tempo que o beneficiário desejar, de acordo com a sua necessidade. Por mês, a Macaíba vai representar pouco mais de 6 milhões de reais para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Mais de 600 estabelecimentos comerciais já estão prontos para receber a moeda social.
Confira aqui no site a divisão dos setores administrativos.