Estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental Regular e Fases I, II, e III do Módulo II da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública municipal de Rio das Ostras terão direito a bolsa-auxílio pago pela prefeitura. Esta lançou nesta quarta-feira, o Programa Educacional Aluno Monitor, que prevê o benefício para quem tiver boa frequência e bom rendimento escolar.
As inscrições para o programa ocorrem nesta quarta-feira, 29 e quinta-feira, 30, com seleção a quem tiver menos faltas às aulas e boas notas. Além disso, os candidatos ao auxílio devem ser beneficiários do programa Bolsa Família e ter participação em atividades educacionais. Estas serão ações de monitoria, no contraturno das aulas regulares.
Ao todo, 16 escolas com Anos Finais participarão da iniciativa, com a quantidade de vagas limitadas nos turnos da manhã, tarde e noite. Veja o Edital 9/2023 na edição nº 1.630 do Jornal Oficial.
É recomendado que o aluno monitor tenha habilidade e interesse em compartilhar conhecimentos, além de comportamento ético e responsável. Poderão se inscrever no Programa Educacional o estudante que atender todos critérios estabelecidos pelo Edital 9/2023. Veja:
- Estar matriculado na Rede Pública Municipal de Ensino de Rio das Ostras há, no mínimo, um ano; Ter idade entre 12 e 17 anos no ato da inscrição;
- Estar cursando os anos finais do Ensino Fundamental Regular ou o Módulo II, da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
- Ter sido aprovado no ano letivo de 2022, preferencialmente, sem progressão parcial;
- Ter disponibilidade para atuar no Programa, no contraturno escolar;
- Não ser participante de Programas Municipais que ofereçam auxílio financeiro;
- Ter rendimento escolar igual ou superior a 50% (cinquenta por cento), apurado pela média aritmética do conjunto dos componentes curriculares;
- Ter frequência igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento), considerando o 1º (primeiro) e o 2º (segundo) trimestres do Ensino Fundamental Regular de 2023; e o 1º (primeiro) bimestre, do 2º (segundo) semestre de 2023 da EJA.
INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas presencialmente na escola em que o aluno estuda. Deverão ser apresentadas a autorização de inscrição (Anexo II) assinada pelo responsável legal, cópia da Certidão de Nascimento ou RG e/ou CPF, extrato atualizado do Programa Bolsa Família, contendo informações referentes à situação do beneficiário (sem suspensão ou bloqueio do benefício), declaração da Unidade Escolar da Participação do Aluno em Atividades Educacionais (Anexo III) se houver.
Para os alunos do Ensino Fundamental Regular, as inscrições acontecerão no dia 29, das 8h às 18h, e no dia 30, das 8h às 14h. Para os alunos da EJA, no dia 29 o horário de inscrição será das 8h às 20h. No dia 30, das 8h às 14h.
Após a inscrição, será divulgado o resultado preliminar no Jornal Oficial do Município no dia 4 de dezembro.
Os candidatos classificados dentro do número de vagas serão convocados para se apresentarem, junto com seu responsável, para a assinatura do termo de compromisso.
Para a assinatura, é necessário que o candidato apresente comprovante de abertura de conta bancária, na categoria de conta poupança, no Banco Itaú, agência 7378, sob a titularidade do aluno, ainda que menor. Ainda serão necessárias a original e cópia dos documentos do RG e CPF do responsável legal.