Representantes da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) e o Ministério Público Federal (MPF) se reuniram virtualmente na última quinta para debater a questão do lixo e do ordenamento nas praias do município nos meses da alta temporada.
Colocou-se em discussão o aumento de contentores nas praias, então foi explicado que a Comsercaf já adquiriu 200 – 100 de mil litros e 100 de 500 litros – e os mesmos começam a chegar em dezembro. Quando as entregas dos equipamentos forem feitas, o presidente dos quiosqueiros de Cabo Frio vai ser chamado para uma reunião na qual será decidido em que lugares esses contentores serão alocados.
“A reunião foi muito proveitosa. Alinhamos diversos pontos que farão diferença na organização do verão. Estamos preparando o município para esse período de maior movimento na cidade. Mas não é só isso, o nosso objetivo é que tenhamos ruas e praias limpas e organizadas em todas as estações”, destacou a presidente da Comsercaf, Patrícia Brandão.
Ficou resolvido que será analisada a viabilidade de se instituir a limpeza nas praias em um horário intermediário do já estabelecido nas rotas usuais, para garantir que o lixo não se acumule ao longo do dia. Para cada quiosqueiro, as iniciativas de colocar três lixeiras em sua área e mais uma em cada jogo de mesas e cadeiras de frequentadores dos seus estabelecimentos já estão decididas.
Participaram do encontro, além da presidente da Comsercaf, a procuradora-geral, Cíntia Meirelles; o procurador da República, Leandro Mitidieri; o gerente da Ecomix, empresa terceirizada pela autarquia, Albertino Neto; além do presidente da Associação de Quiosques da Praia do Forte, Valdemir da Costa, o Pelé, e representantes da Coordenadoria de Posturas e da Procuradoria do município.