A confirmação das pessoas beneficiárias da moeda social Macaíba, em Macaé, começa nesta quarta-feira, 22. Quem estiver com nome na lista divulgada no último dia 17, deve comparecer entre 9h e 16h, no teatro do Colégio Estadual Matias Neto, na Rua Conde de Araruama, 439, Centro. A confirmação será realizada até o dia 8 de dezembro.
Receberão o benefício as pessoas que estão em situação de pobreza e inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Quem quiser saber se está na relação de beneficiários, deve acessar o seguinte site: www.macae.rj.gov.br/macaiba ou confira o nome na lista: https://macae.rj.gov.br/midia/uploads/BENEFICIARIOS_MACAIBA.pdf .
Os beneficiários deverá se apresentar, para a confirmação dos dados, portando os seguintes documentos: original e Xerox de um documento com foto (ex.: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação), original e xerox do CPF.
O benefício da Moeda Social Macaíba será pago, mensalmente, por meio de cartão magnético ou outro meio eletrônico estabelecido, da seguinte forma: benefício de 150 Macaíbas, a ser pago ao responsável pelo núcleo familiar; benefício de 150 Macaíbas a ser pago ao cônjuge do núcleo familiar; benefício de 75 Macaíbas a ser pago para cada dependente menor (de 0 a 17 anos) componente do núcleo familiar, no máximo até três dependentes, podendo vir a receber mais 100 Macaíbas adicionais por dependente menor (que seja também PCD e esteja devidamente matriculado na rede pública municipal de ensino de Macaé), limitado-se até cinco beneficiários por família.
Cada unidade da Macaíba é equivalente a R$ 1,00 (um real). A proposta é reduzir a desigualdade e fomentar o comércio local de forma setorizada ao ampliar o poder de compra da pessoa em vulnerabilidade social e adotar medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico.
A prefeitura injetará diretamente um montante de R$ 75 milhões por ano na economia local com a moeda social.