Terminam neste domingo (22/10), as inscrições para 80 vagas gratuitas para o Novo Ensino Médio da Escola Firjan SESI com Itinerário de Formação Técnica em parceria com a Firjan SENAI. Podem se candidatar jovens que estejam cursando o 9º do Ensino Fundamental.
As aulas de Ensino Médio acontecem pela manhã, enquanto os cursos técnicos de Automação Industrial e Eletromecânica acontecem à tarde na Firjan SENAI Macaé (Estrada Virgem Santa, 657 – Botafogo). Serão duas turmas com 38 vagas cada de ampla concorrência, além de duas para pessoas com deficiência (PCD).
A aplicação das provas será em 02/12, com 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. O início das aulas está previsto para 5 de fevereiro de 2024.
“O Ensino Médio é super importante para a vida dos jovens e para a entrada deles no mercado de trabalho. Nosso curso está alinhado com a nova legislação, com toda a carga horária de Base Nacional Comum Curricular, além da formação técnica em parceria com a Firjan SENAI e outros conteúdos como robótica e arte maker”, destacou Vinícius Mano, coordenador de Conteúdo de Educação Básica da Firjan SESI.
De acordo com a Firjan, o currículo tem 4.200 horas, com o objetivo de que os alunos tenham toda a formação básica, humana e para o mundo do trabalho. Dessa forma, poderão escolher se querem seguir a carreira acadêmica com o ingresso em uma universidade ou entrar no mercado de trabalho com a qualificação obtida.
Os candidatos devem ter renda familiar per capita bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo, conforme estabelecido no edital, em cumprimento ao Regulamento do SESI. O edital pode ser acessado clicando aqui.
“A Firjan SESI SENAI tem todas as condições de fazer uma entrega de grande valor e impacto para a indústria e para a sociedade, com o Ensino Médio de qualidade aliado aos Cursos Técnicos de excelência, que são ofertados em diversas áreas tecnológicas. Assim, o aluno pode optar pela área que deseja”, disse Edson Melo, gerente de Educação Profissional da Firjan SENAI.
Confira a documentação necessária para a inscrição:
- Carteira de Identidade (frente e verso);
- CPF (dispensável caso conste o número do CPF na Carteira de Identidade);
- Estar em fase de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental em 2023, precisa apresentar a comprovação documental;
- Certificado de Conclusão ou Declaração de Matrícula original no 9º ano do Ensino Fundamental (com no máximo 30 dias de emissão no dia da inscrição);
- Autodeclaração de baixa renda (modelo no edital – Anexo I). Alguns candidatos são dispensados dessa obrigatoriedade, os detalhes estão no edital;
- Comprovante de dependência de industriário (ou ex-industriário com vínculo até 3 anos antes da data de publicação do edital), conforme definição do item quando for o caso.