Após consulta popular pela internet, Macaíba foi o nome escolhido pela população de Macaé para batizar a recém criada moeda social do município. O resultado foi divulgado pela prefeitura. O nome obteve mais de 50% dos votos. A votação ocorreu neste domingo, 8.
Macaíba é uma espécie de palmeira que está representada na bandeira do município e cuja fruta, chamada “maca é” teria dado nome à cidade, de acordo com historiadores. O nome recebeu 51,77% dos votos. Em segundo lugar ficou Carukango, com 19,38%; Farolito, 9,95%; Miquié, 9% e Santana, 9,90%, totalizando 1.889 votos.
A moeda social foi aprovada pela Câmara Municipal e institui a Política Municipal de Economia Popular, Justa e Solidária, e o Programa Municipal de Combate à Pobreza e às Desigualdades. Segundo a prefeitura, o objetivo é reduzir a desigualdade e fomentar o comércio local ao ampliar o poder de compra da pessoa em situação de vulnerabilidade social.
Cada unidade da Moeda Social corresponderá a R$ 1,00 de um benefício que será pago, mensalmente, por meio de um cartão magnético ou de outro meio eletrônico estabelecido, e que terá diferentes formatos.