spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #10

spot_img

Professora e ex-aluna do CAp lançam livro em Macaé

spot_imgspot_img

Mais lidas

- Advertisement -

A professora de História Daiana de Souza, do Colégio de Aplicação de Macaé (CAp) lança o livro infantil “Jornal dos Tigres, neste sábado, 07, às 16h, na Casa Ipê, no bairro Imbetiba. Junto com Ray Lima, ex-aluna do colégio, ilustradora da obra. O evento terá ainda a presença da editora Simone Mota, participando de um bate papo com os leitores.

O livro vem seno sonhado desde 2020 por Daiana, que também é escritora e roteirista. O “Jornal dos Tigres” conta a história de Carlinhos e em como ele aprende sobre o “Tigre da Abolição”, o abolicionista José do Patrocínio. “Jornal dos Tigres” faz parte da coleção Nossas histórias da Editora Malê – Editora voltada para a valorização da autoria negra e ampliação da diversidade na literatura – sobre a atuação de personalidades negras brasileiras na sociedade brasileira.

Segundo Daiana, o processo de construção do livro se deu durante uma conversa com Simone, que também é escritora. Veio o nome de José do Patrocínio e a história foi então encomendada. Já Ray Lima estudou no CAp e, após o ensino médio, foi estudar Artes Visuais em Juiz de Fora.

“Durante a pandemia retomamos o contato. Ela me falou do desejo em publicar como ilustradora de livro infantil e as oportunidades se encaixaram. Esse foi o primeiro trabalho dela como ilustradora e ficou simplesmente incrível, porque sua ilustração potencializou o texto”, explicou a autora, complementando ainda sobre o que o lançamento desse livro representa. “Este trabalho é muito especial e feito para crianças leitoras, para ser lido pelos pais para as crianças, para ser trabalhado em escolas, para emocionar as crianças interiores dos adultos”, conta Daiana.


A Casa Ipê é uma casa literária que incentiva crianças e adolescentes à leitura e escrita, através de cursos, oficinas e mentorias para projetos literários e curadoria de livros.

José Carlos do Patrocínio foi jornalista, orador, poeta e romancista. Nasceu em Campos dos Goytacazes, em 1853, e faleceu no Rio de Janeiro, em janeiro de 1905. Em 1881 adquiriu a “Gazeta da Tarde”, e, neste jornal, deu início à campanha abolicionista. Realizou conferências públicas, ajudou na fuga de muitos escravos e organizou núcleos abolicionistas. Em Macaé, é nome de uma rua no bairro Miramar.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas noticias

spot_imgspot_img