O município de Rio das Ostras desenvolve neste mês ações de prevenção ao câncer de mama e colo de útero e também à sífilis adquirida e congênita nas unidades de saúde e no centro da cidade. Elas integram a campanha “Outubro Rosa e Verde”.
Enquanto o câncer de mama é do Outubro Rosa, a prevenção ao colo uterino e à sífilis adquirida e congênita é Outubro Verde. O objetivo é multiplicar e compartilhar informações relacionadas à prevenção dessas doenças e fortalecer o caráter educativo dos serviços de saúde, ampliando a conscientização da população e contribuindo para o acesso dos usuários aos serviços de diagnóstico e tratamento, além da redução de mortalidade.
Durante todo o mês, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio das equipes da Saúde da Mulher e do Programa IST/HIV/Aids/ Hepatites Virais, promove iniciativas nas unidades de saúde e na Praça José Pereira Câmara, no Centro.
A campanha Outubro Rosa vem fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. A doença é um desafio global e afeta milhões de mulheres. É necessário realizar o autoexame e conhecer alguns sinais de alerta. Dentre eles, nódulo firme e geralmente indolor; alterações na pele da mama: vermelhidão, retração ou aspecto semelhante à casca de laranja; mudanças no bico do peito (mamilo); nódulos nas axilas e pescoço.
A Sífilis e a Sífilis Congênita é uma infecção sexualmente transmissível que representa sérios riscos para a saúde.
Confira a programação completa no site pelo link https://www.riodasostras.rj.gov.br/outubroverderosa/