O dia 19 de agosto é comemorado o Dia Ciclista no Brasil. Para marcar a data, a Arteris Fluminense levou a ação educativa Viva Ciclista para Casimiro de Abreu. A iniciativa aconteceu na região central da cidade, na manhã desta sexta-feira, 18, com apoio do Departamento Municipal de Trânsito, e atendeu 120 ciclistas.
As equipes de sustentabilidade e operações da Arteris Fluminense compartilharam com os participantes melhores práticas sobre a utilização da bicicleta com segurança, nas rodovias e dentro da cidade, além da utilização de equipamentos de proteção. Os ciclistas também receberam folhetos educativos, antenas anticerol, coletes refletivos tipo “X” e brindes.
“Esse tipo de ação é fundamental em cidades onde a bicicleta é um dos principais meios de transporte utilizados pela população. Orientações simples como utilizar equipamentos de proteção e orientações sobre as leis de trânsito ajudam a salvar vidas”, explica a analista de sustentabilidade da Arteris Fluminense, Munique Quadros.
O que diz a lei
O tráfego de bicicletas deve seguir algumas regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com o artigo 29, depois dos pedestres todos os veículos de maior porte – caminhões, ônibus, carros e motos – têm responsabilidade pela segurança dos veículos não motorizados, como as bicicletas.