Os alunos da Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, no bairro do Âncora, em Rio das Ostras, tiveram uma aula diferente nesta quarta-feira. Eles receberam atendimento bucal por cerca de 20 dentistas e auxiliares e receberam orientação sobre como cuidar bem dos dentes. A iniciativa fez parte de mutirão do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da ação foi promover a saúde bucal dos estudantes e relizar levantamento epidemiológico, ou seja, identificar as doenças bucais e as necessidades de tratamento. Outra iniciativa na escola, no auditório, teve cunho educativo, apresentando a função e a importância de cada dente, mostrando como a escovação dever ser feita.
Para atender os alunos. os dentistas e auxiliares usaram uma técnica conhecida como Tratamento Restaurador Atraumático (TRA). Trata-se de um método de tratamento da cárie que dispensa o uso de equipamentos odontológicos tradicionais, que é aprovado e recomendado pelas autoridades científicas internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Dentária Internacional (FDI). A técnica é uma forma de melhorar a saúde bucal de grandes contingentes populacionais num espaço de tempo menor.
O atendimento foi feito mediante autorização dos responsáveis e os estudantes que necessitarem de tratamento mais invasivo, como canais, extração e demais complexidades, serão encaminhados aos especialistas.
“Essa ação é muito importante para o Município, precisamos atuar cada vez mais na prevenção e educação, para que tenhamos cada vez mais cidadãos informados e mais saudáveis. Esse cuidado e atenção são imprescindíveis”, destacou Pedro Carvalho, diretor do Departamento de Saúde Bucal.
A diretora da escola, Gabriela Lima, falou sobre a importância da chegada dessas ações dentro da unidade escolar.
“Nossos estudantes são de uma comunidade vulnerável socialmente e ter ações como essas são muito importantes para a promoção da saúde. Muitas famílias, por questões financeiras, não conseguem se deslocar para estar nestes espaços de cuidado em saúde. Por esse motivo, é maravilhoso ter essas ações aqui, contemplando os nossos mais de 600 alunos que merecem esse cuidado”, destacou.